quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Natação

Nadar é muito bom. Eu adoro toda vez que saio da piscina. Odeio entrar nela, de fato... é uma espécie de entrar no banho em dia frio, mas depois que vc entra, aquela água quentiiiinha, vc não quer sair mais.

O meu post é um post científico...ou anticientífico, que seja. É sobre algo que não faz mto sentido pra mim e , acredito, não fará pra vcs.

Reparei que ir em um sentido da piscina sempre me parece mais difícil que ir no outro.... Vc já deve ter percebido que eu devo ficar nadando ida-e-volta-ida-e-volta (o que pode parecer idiota) um milhão de vezes... mas sempre tenho este problema do "sentido de deslocamento privilegiado". Pode até parecer que a piscina é meio inclinada, e que na verdade quando eu nado num sentido eu desço (oque facilita as coisas, certamente) e noutro subo....mas isso não faz muito sentido.... mas eu acho que essa é a melhor hipótese (se meu professor de dinâmica de fluidos visse isso ele me estrangulava rsrsrs)! Não há outra explicação (!!!!!): eu não nado diferente conforme o sentido que me desloco, da mesma forma que não ando diferente quando ando pro norte ou pro sul. Outra explicação boa é alguma corrente que a piscina crie em algum sentido... mas aí a água ia se acumular num dos lados e a piscina... nonsense tbm. Caramba, por que pensar tanta besteira?

Este post vai ser mais um da série de coisas misteriosas que andam acontecendo na minha vida (como no caso da lasanha que sumiu, misteriosamente), pras quais estou tentando buscar soluções e explicações. Eu já tenho muitos problemas por mim mesmo, até pode parecer falta do que fazer, mas entender o comportamento da piscina não é explicar pq existe gravidade nem nada disso... é só uma inquietação efêmera, que eu esqueço assim que saio da água (que eu me esforcei pra não esquecer antes de poder postá-la)...

=)


Um comentário:

Jessica disse...

Apesar do longo gap entre sua postagem e este comentário, achei que valeria a pena fazer algumas considerações a respeito, uma vez que sou amante do esporte e não há registro de comentários anteriores:

Não sou nenhuma expert no assunto, mas creio que essa sensação de "ser difícil nadar em apenas um dos sentidos" faça sentido, com algumas ressalvas. Desde a escolha e lado da raia até a quantidade de pessoas que nadam próximas a você influenciam na velocidade e qualidade do nado. Outros fatores, como arrasto (resistência da água sobre o indivíduo), profundidade da piscina e correntes de água também influenciam. Aí vai um link (embora não científico) que explica melhor: https://eunado.com/blog-piscinas-rapidas-existem/

Então, considerando que você não esteja cansado e o seu modo de nadar seja constante, há ainda outras forças que poderiam exercer sobre a qualidade do seu nado e daí essa sensação. (deixo pros físicos explicarem melhor :P)
Talvez você devesse testar em outras piscinas, com profundidades distintas, com ou sem anti-marola, de preferência em raias centrais e sem outros fatores de confusão (se é que isso é possível!). Se mesmo assim ainda tiver essa sensação... não vejo outra explicação senão pensar que é psicológico! Hahaha

Obs1: sei que é só uma "inquietação efêmera", como mencionou; de todo modo, espero ter contribuído para solucionar seu mistério :)

Obs2: foi mal pelo tratado, espero ter sobrevivido à leitura!