sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Letras gregas e matemática - a origem de um tormento

Hoje eu posto no contexto post-terapia ("post" de postar, não de pós ): estudo matemática há alguns anos já e até hoje não aprendi o nome de muitas das letras gregas. Eu até gostaria de tentar mudar as coisas e colocar nomes que seguissem muito mais a minha intuição, mas eu só consegui fazer isso num seminário uma única vez:
quando chamei a letra do foguete - abaixo -  de Saturno, e a letra  ao lado de "fork" - garfo.   Funcionou e todo mundo entendeu. Pra que complicar, não? Infelizmente os institutos de matemática ao redor do mundo não têm um curso chamado " introdução à nomenclatura e grafia em matemática". Bem provável que eu seria reprovado num curso desses =P


Apesar de todo esse drama, esses "entes" matemáticos acabam me lembrando diversas coisas:


  Essa letra, que eu acho que é a letra eta, parece um mochileiro indo pra Ilha do Bonete.

 Um foguete, sem dúvidas!!  Será que o nome dela em grego tem a ver com isso? Será, pensando em termos mais Asimovianicos, que os gregos anteviram o ser humano voando? Que questão intrigante, vejam só.... nunca tinha pensado no assunto.



A letra epsilon (essa eu sei )... meio indecente falar das possibilidades que ela proporciona






Essa eu nunca tenho certeza qual é. Sigma ou phi?

[Deveria fazer uma votação]
[Será que outros matemáticos tbm têm este problema?]

Me lembra uma menina meio estabanada que anda todo engraçado, com umas botas de chuva vermelhas, mexendo os braços.




Bom, vou voltar pro trabalho.

6 comentários:

B disse...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfabeto_grego

Rafael disse...

Merci, sr(ta) B

Vou me esforçar...prometo

=)

Anônimo disse...

Nem ao menos poderia imaginar [...] que o matemático do caminho de amoras da universidade de são paulo exporia seus desenhos e seus devaneios a desconhecidos probabilísticos!

Saudade é o que fica [...] e q bom q fica.

PS: Adorei o post d'a paixão segundo GH

Anônimo disse...

Acho realmente impressionante este "analfabetismo grego". Algumas vezes temos que ouvir longas apresentações de pessoas que não apenas não sabem os nomes das letras como também inconsistentemente chamam a mesma letra por vários nomes diferentes em poucos minutos. É um tema importante porque introduz imprecisão justamente onde a precisão é mais desejada...

Indo além desta lamentação, queria parabenizar-lo pela inspiração lúdica. Muito bacana!

Rafael disse...

Rááá... quem será? Gente da época da Usp, só pode =)

Meus devaneios não sei bem ao certo pra quem ou para que os exponho. Acho que para mim mesmo; para que um dia - quando eu já tiver uns 5 filhos e um beagle - eu volte, os leia e pense: "puts...eu era assim, ó"

Mas no fundo eu acho que não dá pra mudar muito ( o que eu sou): vou ser sempre aquele menino brincando de lego no chão da sala, ou que adora o fato de ser o punico da sala a ter a lancheira do Rambo.... ou aquele que vai pra faculdade e no caminho fica pegando amoras no pé, chegando na aula com as mãos - e a boca - toda suja/vermelha =P

Rafael disse...

Opa!!! Temos um comentário que, muito provável, talvez venha de alguém da área acadêmica ( matemática ou física, arrisco).

Bom, nunca cheguei a ver alguma imprecisão como esta porque, como disse no post, eu tenho sérias dificuldades em lembrar o nome das letras. Mas ela - precisão - se faz necessária, ainda mais pra comunicar idéias abstratas.

Por isso eu não arrisco muito: ou eu faço piada - quando a ocasião permite - ou eu me atenho ao que eu sei (que não é lá muita coisa, diga-se de passagem ).

Espero que retorne. Este blog transpira ciência, acredite =)