segunda-feira, 15 de julho de 2019

A forma das estórias

E eu que achava que minhas brincadeiras (link, esse de 2009!!) de "matematizar" alguns fatos corriqueiros da vida era bobeira, me surpreendo hoje, quase 10 anos depois, em descobrir Kurt Vonnegut (escritor) discursando sobre "the shape of stories":



Realmente me encanta nessa coincidência, e me parece uma lisonja e honra, nos meus devaneios de estudante, me encontrar pisando nas pegadas de gigantes :) Ainda mais porque recentemente me citaram esse post como algo curioso dentre os muitos outros que escrevi. 

Um dia esse blog vira um livro!! hahaha :P

Mas enfim.. deixa eu respirar, parar de falar bobagem e falar algo mais sério: uma outra coisa curiosa que o KV fala nesse vídeo é o fato de que um computador entenderia essas curvas. Não poderia ser mais atual: seria possível, por exemplo, alimentar um computador com um desses desenhos e trabalhos de grandes artistas pra, no fim, publicar um livro? Ou alimentar um computador com todos os escritos de Dylan pra obter um "blood on the tracks"? Ou dar como input algum tipo de música que pra, no final, obter uma composição divina como Índia, do Coltrane?

        [John Coltrane Sextet at the Village Vanguard - India]

Ou algo nessa linha? Isso de certa maneira já existe (há tempos existem músicas pra pianola que não são tocáveis por humanos, computadores já compõem e já detectam erros gramaticais, fazem traduções de textos etc, tudo com a ajuda de A.I.). De certa forma esse vídeo "antecipa" isso tudo com uma "matematização" bem intuitiva. 

[E, por sinal, vê-se que o blog está quase fazendo 10 anos!!!]
[Falarei sobre mais adiante]

Nenhum comentário: