quinta-feira, 11 de julho de 2019

Job interview -- final sem ter final (slow down, little grasshopper)

     [Scriabin, Sonata para piano Nº 3. Glenn Gould]


- Seo Xisto, Seo Xisto...tá me ouvindo?

-Alow... alow... Dona Azaléia? Me ouve?

- Claro! Te ouço. Como vai a senhora?

- Estou bem, sêo Xisto.. tô bem...

- Então... eu estou curioso pra sab..

- E a família, como está? Tua esposa...  ainda faz aquele pão de queijo?

- Sim, dona Azaléia... sim senhora... mas é que eu to curio..

- E teu cachorro? Como anda? Cachorro bonito.. Dálmata, né?

- Sim... dálmata...

- O senhor já contou quantas marcas pretas ele tem? Será que se a gente traçar uma  série histórica a gente vê essas pintas aumentando como uma sequência de Fibonnaci?

- Dona Azaléia, por favor, tá tarde aqui, eu tenho que ir pra cama. Será que a senhora não pode adiantar pra..

-Ele tá aí perto? Vamos contar agora quantas pintas ele tem, aí da pŕoxima vez a gente..

- Dona Azaléia, pára! Pára tudo! A senhora está falando em rodeios, tergiversando... pra falar em bom tom: ME ENROLANDO! Por favor, me poupe dessa dor, me diga logo a resposta: passei? Fui escolhido pra vaga?!

- Me desculpa, sêo Xisto... tava com dificuldade de te falar... mas a verdade é a seguinte: a gente tava com um cano furado na pia da cozinha dos funcionários do quarto andar... e não deu: foi tanta reunião, tanta correria pra resolver isso que não conseguimos parar pra decidir isso ainda.

- Bom.... nem sei oque dizer... tava de malas prontas quase...

 -Sabe... a gente gostou muito de você... lá pro final do mês a gente te dá uma resposta..

- Como assim... final do mês?!

-É que a gente aproveitou e resolveu fazer outras mudanças aqui também: colocar uns ventiladores no teto, uma rede na sala de descanso...

-O...kei...

-Mas ó... a gente vai se falando mais pro final do mês... tá? Ó, não esquece não

[junta as duas mãos]
[faz sinal de coraçãozinho]
[e desliga o Skype]


[Em suma...tirando "um detalhe aqui e ali", foi mais ou menos nessa linha]
[O jeito agora é esperar... e, enquanto isso, continuar em busca por outras vagas]
[Curioso essa coisa  do tempo das coisas, do tempo que pode virar ansiedade ou tempo de proveito, despedida, reflexão e término]
[...e como o mesmo tempo pode dar uma dimensão totalmente diferente pra uma espera, pra uma passagem, para uma transição...]
[vide, por exemplo (e um pouco abstraindo desse caso particular), essa versão da  peça acima, com outro pianista]

 [Scriabin, Sonata para piano Nº 3. Vladimir Ashkenazy    





Nenhum comentário: