sexta-feira, 5 de julho de 2019

A hora de ir embora (da academia)

Hoje me chegou um email de (outros) colaboradores, relacionado a um projeto que vem lááá de longe, coisa de 4, 5 anos atrás, época do doutorado! Ou seja... assunto o qual desejo muito, muito mesmo deixar pro passado (adiante explico o porque), virar a página.

Na hora me bateu aquela angústia absurda... 

Sabe... o doutorado é uma parte da vida meio estranha: você estuda, estuda, e não sabe ao certo se sabe mesmo alguma coisa. Não, não, pérai... vou tentar ser mais claro e justo: 

você sabe que sabe algo, mas não sabe se sabe oque precisa saber! 

[Fez sentido? rsrs] 

É uma fase da vida muito confusa, cheia de dúvidas, angústias, e altos e baixos: em matemática, muito da vida acadêmica não depende de você, e sim do teu orientador, que em geral te dá um problema sobre o qual trabalhar (é o mais comum em matemática); em geral algo que nem ele, muito menos você, sabe exatamente como resolver. 

É bem angustiante. E é uma fase da vida que deixa muito gente meio "off" . Eu particularmente, fiquei muito mal na época do final, quando um matemático pro qual pedi uma carta de recomendação1 e o cara simplesmente não respeitou nenhum dos prazos de data pros trabalhos pros quais eu queria aplicar! 2

[Esse problema do orientador ser meio ausente foi um empecilho enorme pra mim por um outro motivo: por conta do orientador de uma ex que eu tinha (a única acadêmica )]
[Ou seja: mesmo quando você tem a sorte de não ter problemas com o teu orientador, você ainda pode tê-los indiretamente com o orientador dos outros]
[Ninguém merece... é f***!]


Enfim... faculdade, doutorados e similares têm muitos meandros, como um rio de água de chuva, turva, que corre desesperado sem saber muito bem onde desagua. Quanto ao email, apesar desse sentimento desconfortável, me mostrou algo considerávelmente bom: perceber que encontrei outro nicho, onde me sinto mais confortável com o profissional que eu sou. E até como pessoa: não preciso ou quero me esforçar mais pra fazer parte deste meio! Acima de tudo, perceber que está acabando, que a hora de ir embora (da academia) se aproxima. Eu demorei muito pra aceitar essa possibilidade, mas realmente, a cada dia, pareço mais e mais abraçar essa "causa" de peito aberto. Claro, sinto um pouco pelos interesses que deixo pra trás. Mas... isso talvez seja vaidade minha: no todo, acho que sair só há de ser melhor pra minha vida. E interesses novos a gente sempre arruma: acho que desse mal não vou padecer :)

Bom... depois escrevo mais: sei que estou em dívida comigo mesmo, vários pensamento vêm à cabeça mas não tenho tempo de colocar muita coisa no "papel".





1 Essencialmente uma carta pra te ajudar a arrumar um trabalho 


2 Depois ele ainda me enviou um email dizendo "ninguém liga pra isso". Apesar dele ser francês, na última vez que fui aos EUA ele estava lá e quase o encontrei... acho que diria poucas e boas, esse assunto realmente me deixa muito chateado. Oque ele fez foi não só desrespeitoso, mas denota falta de profissionalismo (a meu ver) 






Nenhum comentário: