sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Uma breve história dos livros que eu nunca li

Todos os dias vc é bombardeado com notícias de jornais falando sobre aquele best-seller estranho pelo qual vc não desembolsaria um vintém, ou aquela reportagem "descolada" da revista bravo falando sobre um livro de um cara que viajou três vezes ao redor do mundo ( e ainda passou pela lua para visitar a avó). Mas vc mesmo, nunca leu nenhum deles, ou só pegou e deu uma olhadela na contracapa, ou seu amigo falou rapidinho sobre o enorme prazer que voltou a ter lendo um destes livros, isso depois de 15 anos que saiu da escola....

Bem bem....eu sou uma dessas pessoas, aposto que temos muito em comum (manual dos blogs, versículo 1, parágrafo 2: tente fazer o leitor parecer seu amigo íntimo =)

Se vc é mais pé no chão e avesso a coisas estranhas, leia a parte em azul (como no matrix): nela eu viajo menos. Se vc está de bom humor, e com muita paciência, leia a parte em vermelho: nela vc seguirá o coelho branco... mentira, vc deve dar continuidade logo na parte que volta a ser preta ).


A partir disso eu resolvi escrever pra vcs as histórias que a mim chegaram, ou seja, do que eu acho que estes livros, seriados e filmes falam. Para mim eles são mais ou menos o seguinte (escolhi alguns que achei mais relevantes.... e olha que nunca achei q falaria assim destas coisas)

A idéia no geral era o seguinte... idéia essa que tive no ônibus agorinha, voltando da lapa: a humanidade deixa de existir e eu sou o único congelado (mais um sinal de que a humanidade deixou mesmo de existir rsrsrs). Aí alguns extraterrestres me descongelam e dizem para mim, num papo regado a café colombiano e bolo de fubá:


"- Vem cá, pqno gafanhoto. Nós lemos uns jornais antigos da sua espécie e vimos que eles falam muito de alguns livros e umas novelas, uns tais de seriados...- e começa a citar nomes e nomes, ao que eu digo que não li nenhum. Mas então eles me dizem que só ter uma idéia do que se trata é o suficiente para eles reescreverem a história...assim eu contaria as seguintes histórias (infelizmente... o que eu não faço por este blog)


  1. O código da vinci (livro): este livro trata da descoberta por Leonardo da Vinci de que Jesus Cristo não era bem aqueeeeele santo, e que tudo não se tratava de uma jogada de marketing, de gente pra lá de bem paga para sair dizendo pelos cantos que ele era bom disso e daquilo. Não tendo poderes para superar a instituição religiosa, que dominava os lares através de teletransmissões, panfletos jogados do céu por aviões etc, ele decide escrever nas entrelinhas dos seus quadros....escrever não, desenhar, de maneira que aquela informação passasse adiante. Até que um dia, no século 21, o Tom Hanks e a Amelie Poulain descobrem isso através de uma pesquisa minuciosa nos quadros e são perseguidos pela máfia italiana e pela igreja do vaticano (supondo isso que são coisas distintas).

  2. Friends (série de TV americana): trata de vários amigos que dividem apartamento e ficam o dia inteiro vendo TV, falando de futebol americano e se pegando... No final, todo mundo morre (não sei como, vou ser sincero).

  3. Eclipse (livro): um livro que fala sobre vampiros que moram em copacabana, ou mesmo na grande São Paulo.

  4. Naruto (série de TV): é até injusto eu postar isso aqui (vcs vão ver porque). Achava que era uma série que tentava reviver os bons momentos da infância dos seus autores copiando de forma deslavada Chaves e Chapolin... hoje descobri que não tem nada a ver =)

  5. Marley e eu (livro): a história de uma mulher que abandonou a família, os amigos e caçou uma briga com gente importante por causa do se cachorro, o tal de Marley, que morre no final também (como na série friends, este final parece ser muto usado).

  6. O caçador de pipas (livro): o livro deve começar com o autor ("sei" que era um cara que foi morar nos EUA, mas ele é afegão) falando sobre a sua infância no afeganistão, onde ele saia correndo atrás das pipas cortadas pelo cerol dos outros meninos etc etc...choradeira até. Então ele vai pra família pros EUA e quando cresce se depara com a guerra contra o taleban e decide revisitar sua pátria, algo que ele relata no livreto.

Por hoje é só. Acho que não me esqueci de nenhum livro dos quais eu ouvi. Qualquer coisa me avisem.

Boa noite a todos!!! Tô morrendo de sono há tempos....

4 comentários:

Anônimo disse...

Bem..aqui é a Alessandra..uma amiga muito amada do Rafael...na verdade sou namorada do irmão dele e por isso ele tbm me ama muito...
Na verdade vc não explicou nada para os alienígenas, vc tinha que ter falado dos poderes e da força do vontade dos ninjas de KOnoha.Quem tiver vontade, abandone o preconceito contra os desenhos japoneses( eu não gosto de nenhum, só de Naruto) e entre no site do desenho e baixe episódios...vcs vão se amarrar...!!!

**Paty** disse...

Bom... Pelos comentários ímpares sobre essa pequena amostra de livros já deu pra ver que das duas, uma: - as histórias q te chegam vêm de pessoas q tb vivem em um mundo paralelo, como você; -ao assimilar essas informações vc é q vai desvirtuando..haha
Não q esteja os defendendo, mas antes ler alguma coisa q não ler nada..rsrs
**Paty**

Guilherme Iacovino disse...

Quanta injustiça! Não existe melhor livro do que Marley e Eu e série do que Friends. O fato de sempre me afastar deles não significa a falta de qualidade de ambos. Talvez eu não esteja preparado para um roteiro tão bem trabalhado e não tenha ainda obtido o (a falta de)senso de humor do seriado.

Rafael disse...

Guilherme.... pare de comentar os meus posts!!! Vc quase me convenceu de que este post dos livros foi um equívoco!

=P