quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Plano piloto 2011

Eu pensei bem rápido hoje, como uma bexiga que a gente solta sem dar nó e ela sai voando caóticamente: o que será que a gente pode fazer quando a gente discorda de muita coisa que está a nossa volta? Eu já escrevi aqui antes minha crença de que o crescimento e desenvolvimento de cada pessoa é responsibilidade  da sociedade.... o que, certamente, passa pela família ( infelizmente). Uma das meninas que morava numa república que eu tinha com amigos uma vez me disse que se nós fossemos filhos de chocadeira provavelmente o mundo não ia precisar de tantas sessões de terapia, psicólogos e cocas-zero abertas no meio da madrugada....

Há, num livreto do ..pqp, qual o nome dele mesmo? ...puts..o livro é Admirável mundo novo, emque as pessoas são como que nascidas de chocadeiras. E elas vivem pra concordar com tudo. Todo problema é resolvido com algumas doses de uma droga, e todo mundo transa com todo mundo (mesmo o cara feio, ele sempre consegue as "hot girls".. um mundo mais justo =) ... mas o foda é que eu, além de não me lembrar o nome do autor, não me lembro do final do livro. acho que o livro fala de insatisfação: um cara estranho insatisfeito com o mundo ao seu redor.  Semelhanças à parte (principalmente o adjetivo estranho), isso parece minha insatisfação com oque vejo à minha volta.

No geral eu não curto muito essa passagem de ano, essas festas, esses fogos todos só por que deu 1/2 noite... pra mim é uma graaaaande lorota. Tá, vai todo mundo falar que eu tô velho, que isso é coisa de gente chata... mas o reveillon no geral é chato. Chato e fingido. Sem falar nas pessoas de branco/cor de neve ( isso é trauma). No entanto, vou exorcisar meu desconforto com esta parte do ano com as linhas gerais do que me vêm à cabeça pro ano que está à frente, e fórmulas que eu espero que funcionem sempre nos momentos de angústia (pq eles sempre vêm, ááá se vêm ). Como toda bula e suas ressalvas, pra alguns funciona, para outros não.

Plano piloto 2011 x pros momentos de infortúnio/pequeno guia

  1.  Acreditar que as pessoas (inclusive eu) não estão ficando burras e preconceituosas;
  2.  Sempre procurar ouvir os outros com calma e paciência; 
  3. Dias de tristeza se curam com um bom episódio do Tom & Jerry;
  4. Amigos estão longe, mas estão perto também;
  5. Procure o novo - leit motiv que me pega há algum tempo- mesmo que debaixo de pedras (frase ambigua =)
  6. Nos momentos de muito trabalho, pense: "eu poderia estar sendo obrigado a estudar álgebra"...isso te dará força para seguir em frente, além de te fazer perceber que no mundo há coisas piores do que vc está fazendo naquele momento;
  7. Seja sincero.... quando você puder, claro(!);
  8. Nunca se esqueça de quem você é (essa eu aprendi no Persépolis)



Acrescentem linhas, se quiserem. Elas são sempre (quase sempre =) bem vindas

3 comentários:

Sulusha disse...

Amigo, vc n está ficando velho, chato ou algo do genêro... Vc ja é ;)

Mas o q eu quero dizer q suas angustias tem fundamento... Mas o melhor do ano novo é: as pessoas acreditarem q podem mudar (p melhor)e se é necessário q haja um dia x, pq n?? Penso da mesma forma sobre religião... O PROL Q N PODE FICAR SÓ NESSE E PARA ESSE DIA AS MUDANÇAS!!!

Saudades!! Cheiro gde

K & Cia. disse...

Taí! Gostei do comentário! Classifico esse tempo corrido em dois tipos: o tempo profano e o tempo sagrado. No tempo profano, o dia 1 de Janeiro não passa de mais um dia 1 em que tenho que pagar o condomínio. As contas não param de chegar - e é basicamente isso que me faz lembrar das datas =(. Já no tempo sagrado, existe a fé que nos faz acreditar que aquele dia é especial e demanda algo diferente. Mas é como foi dito no comentário anterior: o sagrado (e vc sabe que, para mim, fé não é exclusiva da religião) se faz necessário no nosso dia a dia, no profano. Estamos sempre em movimento! E por isso, não tenho a menor idéia de quem eu seja. Será que vc sabe exatamente quem vc é? Bjks

Rafael disse...

Bom, eu ia responder o comentário justamente dizendo que eu não sei ao certo quem sou, por sempre acreditar que a cada dia a gente amanhece diferente ( além de um pouco + descabelado =).
O que consta no plano piloto 2011, versículo 7,é um lembrete: não se deixar levar por comportamentos de manada, tentar ver o que vc realmente quer e se isso ainda condiz com o que você queria antes (isso se vc ainda se lembrar do porquê inicial_de vc estar ali)

De qqr forma, há algo importante em parar para planejar e pensar no que pode ser bom para o ano que vem à frente. É válido e, como vcs mesmas disseram, acaba esbarrando na fé (fé genérica, em alguma coisa) e no que há de sacro nestes dias: seja por valores pessoais, seja por hábito cultural.

bjs =)