quarta-feira, 25 de dezembro de 2019

Pessoas #3: a imagem no espelho

Uma coisa que adoro ver em animais é como eles não tem muita idéia de si mesmos: um cachorro enorme que se aflige diante de um cachorro diminuto que late para ele, um cachorro gigante que senta no seu dono sem se dar conta de quão pesado é etc. Essa auto-consciência em falta, curiosa e onipresente, que vemos em todos esses bichos, e também vemos em nós mesmos, humanos. 

Algo que sempre me fascinou e assustou é como algumas pessoas têm uma imagem extremamente distorcidas de si mesmas: a pessoa linda que se acha feia, a pessoa inteligente que se acha incapaz etc. Me lembra um pouco o final do Wizard of Oz (que li e assisti recentemente), onde tudo oque eles - espantalho, Dorothy, leão e homem de lata - procuravam estava ali com eles desde sempre, mas os mesmos não conseguiam ver.  

Ok, só citei coisas acima que são negativas, ou um pouco negativas, mas esta visão deturpada que podemos ter de nós mesmos é algo bem mais geral e, como num espectro, ir do leve ao extremo. Eu tenho isso, você leitor provavelmente tem também...e muita gente nem se dá conta. E diante disso, me pergunto: já que distorcemos, como fazer para se ter uma opinião mais justa quanto a nós mesmos? Como olhar, analisar e conseguir intervir de maneira a melhorar as coisas quando oque se vê é só uma visão embaçada da realidade? 

Nenhum comentário: