terça-feira, 13 de agosto de 2019

Direto da Terra do Sol Nascente #60: oque fazer no feriadão de "ôbon" (ou "típica reunião de trabalho no Japão")




[Insensatez, João Gilberto (1961)]

-Colegas.... como vocês sabem, é semana de feriadão aqui no Japão: de segunda a quinta... feriado de Obôn. Mas o nosso grupo vai ter feriado somente na segunda: somos um exemplo pros outros grupos.

[sorriso amarelo do chefe]
[silêncio]
[eu: raiva]

-Vocês não terão escolha: terão que "clock-in, clock-out"...

[silêncio]
[eu: vontade de dar um tabefe em alguém]
[sorriso amarelo do chefe]


-Mas a reunião de hoje não é pra falar sobre isso. Eu gostaria de discutir o segundo tópico: o hífen no nome da empresa. O jeito correto de se escrever o nosso nome é sem hífen. Se você resolver colocar hífens, você deve colocar dois hífens, e a primeira e últimas duas letras devem ser maiúsculas.

[eu: perplexidade]
[silêncio]
[sorriso amarelo do chefe]

-Ahhh Sensei, sensei T!!! Eu tenho um comentário!

-Diga, sensei N.

[se referindo ao outro professor com o mesmo honorífico]

- É que, quero dizer, como é que você pode, digo... já que a gente está querendo, quer dizer, há uma certa relação entre tudo oque você está dizendo eeee...humm.... digo... tudo oque você está dizendo tem a ver com ... éééé....quer dizer, se você levar em conta que... digo... uma vez que você leva em conta...


[Essa é uma cena que, com um pouquinho de tempêro, mistura momentos de 3 reuniões]
[A última parte é uma típica pergunta de um dos professores daqui]

[Amanhã: pequena reunião com empresa da primeira entrevista]
[Não muito otimista, mas... há sempre espaço pra se crescer, mesmo com tropeços]

Nenhum comentário: