domingo, 4 de agosto de 2019

As melhores músicas/álbuns.. que adoro (mas que não me fazem o menor sentido)

Como você se sente ao sair de um museu onde viu todos os quadros, não entendeu nada, e no final alguém te pergunta se gostou? Ou após uma conversa incoerente com alguém, dar um sorriso? Ou após ler um livro enorme sem ter entendido uma palavra, dizer que adorou a obra?

Incomum, inesperado, não?

Bem, o mesmo não se dá com música. Não é incomum cairmos de amor por álbuns e canções que não nos fazem o menos sentido (quanto à letra, por exemplo, ou pela ordem, pela divisão de tempo etc), mas que adoramos, ou nos sfaz nos sentir intrigados.

Hoje resolvi postar alguns desses álbums pra mim.

1) Jurubeba- Jorge ben e Gilberto Gil



Essa música, mesmo sendo na minha lingua nativa, não faz o menor sentido. Eu adoro ela, pela energia, pelo som... mas não faz o menor sentido. "-Esse som é uma jurubeba". WTF? Do que será que eles estão falando. Uma planta do sertão? Que que isso tem a ver com o som? Aí no meio da música eles ficam loucões e começam a contar várias coisas sem sentido, a brincar com as palavras.
"beba beba beba beba beba jurubeba". 
É interessante ver que a palavra "beba" (de beber) e o mesmo fonema no final de "jurubeba" têm pronúncias  distintas, assim como .. bom, em todo caso, não ajuda a dar sentido à música, ou às palavras.

A música é muito boa de qualquer forma, e tem me dado um up nos dias que estou meio down :)

2) Eat that chicken  - Charles Mingus 




Eu ouvia essa muito logo que me mudei pro Rio de Janeiro: havia feito uma cópia do "Oh Yeah", que foi umas das poucas coisas que pus na mala antes de ir pro Rio. E lá fui eu, ouvindo esse e um outros poucos cds nos dias em que estava em casa (e não estudando). Enfim, mas voltemos pra música: a música não faz o menor sentido também. "I wanna eat that chicken"... ok, faz sentido, mas a música inteira é só isso!!! E eu adoro: ouvir o Charles Migus doidíssimo (de heroína, talvez?) cantando super empolgado no estúdio, ou os outros músicos em transe, cantando juntos, improvisando... pqp, genial.

3) Pierrot lunaire - Arnold Schöenberg



Essa simplesmente não faz sentido porque eu não falo alemão. Mas é uma música genial, que introduziu oque se chama hoje de "canto falado", da qual entre outras coisas se derivou o... rap (isso mesmo: o rap também é um canto falado). O texto, se não me engano, é um poema... que também não entendo nem nunca fui atrás de saber doque se trata

4)  Agapisa tin pou karkias- Alkinoos Ioannidis (Αλκίνοος Ιωαννίδης)



Na verdade esse é o título da segunda música. O álbum inteiro é lindo, um misto de instrumentos clássicos gregos/cipriotas com música clássica. O conteúdo do álbum é bem triste, fala sobre guerras e outras coisas dolorosas para o povo de lá (acho que a guerra com a Turquia, que culminou com a divisão do país, que perdura até hoje), mas.... para mim é um álbum lindo que, mesmo não fazendo o menor sentido (no que tange à palavras) entrou na minha lista de um dos mais bonitos de todos os tempos desde a primeira vez que ouvi.

5) Forgácskúti Legényes-Muzsikas



Esse é do Bartok álbum, que eles fizeram pro grande Bela Bartok. São simplesmente geniais. O álbum tem umas outras músicas cantadas em Húngaro, que não me dizem nada, só que a música deles é extremamente rica e bela.

6)  Sugar N' Spikes - Captain Beefheart 


O álbum inteiro é demais: um delírio do começo ao fim, mas que é um mar de criatividade. Genial.... mas do qual dificilmente se extrai sentido, seja ordem/previsibilidade nas músicas, seja em sentido nas letras.

7) A Luta Contra A Lata ou a Falencia do Cafe - Gilberto Gil




"Chaminés plantadas nos quintais do mundo... as latas tomam contas dos balcões.... navios de café calafetados, já não passeiam portos por aí" Simplesmente incrível.... poesia pura... da qual até suspeito haver sentido (crítica à política do café com leite no antigo império brasileiro? Crítica à burquesia brasileira?.. Humm.) De qualquer forma, é muito boa. Adoro o final, quando um dos músicos (que acredito ser ou o Arnaldo Batista ou o Sérgio Batista, dos Mutantes) diz um

"Você também põe drogas no seu café."

8) Mistério do Planeta- Novos Baianos 


Essa é meio batida, mas... por incrível que pareça, não faz muito sentido pra mim. Mas eu adoro esse álbum. Ainda hoje lembro da primeira vez que o ouvi. Adoro! Mas veja:

"E pela lei natural dos encontros

Eu deixo e recebo um tanto
E passo aos olhos nus
Ou vestidos de lunetas
Passado, presente
Participo sendo o mistério do planeta"

Faz sentido? Que lei de encontros é essa da qual ele fala? Deixo e recebo oque? Dos encontros, ele diz? Passo aos olhos nus: ãããh?! Em todo caso, adoro!! Mas.... não me diz muita coisa hee hee :) De qualquer, é um dos álbuns que eu sempre ouço quando busco um pouco de luz e inspiração.

9) Meedoen - Jammah Tammah



Essa é uma banda de ska holandesa da qual gosto muito. Pqp, a primeira vez que ouvi esse álbum eu pirei. Pqp, que genial. E nesse caso a lingua só adiciona à música: se fosse inglês, português, japonês... "não faria tanto sentido"! hahaha Acho o dutch caiu perfeito nesse caso :)




Recomendo todos os álbuns anteriores!! Incríveis obras de arte universais (de alguma maneira), independentemente da "lingua" em que estejam. 

Nenhum comentário: