sexta-feira, 15 de março de 2019

Para os dias de barco furado: um pouco de Buster Keaton

Tenho me sentido meio seco, sem sentido, sem vontade, desinteressado nos amigos, mais ainda em virtudo da distância, que me faz ter contato com eles por redes sociais apenas.  Nesse meio tempo, me esforço em procurar significado e beleza nas coisas pra quem sabe me encantar de novo pelo mundo que me cerca. Pra isso tenho tentado, quando possível (re)ver um pouco daquilo que nós, humanos, conseguimos fazer tão bem (às vezes): arte.

Recentemente vim a conhecer o trabalho de alguém que totalmente desconhecia: Buster Keaton. Simplesmente um gênio! A maneira como ele busca surpreender a audiência com o inesperado é algo tão universal e presente que mesmo hoje, quase cem anos depois desse filme ter sido feito, ele continua atual em sua linguagem.


["One Week", por Buster Keaton, de 1920]

O de cima é curtinho, tem 20 e tantos minutos. Caso tenha tempo, o filme abaixo é outro que me deixou estarrecido: tantas idéias num mesmo filme! Admirável.



["The General", por Buster Keaton, de 1927]

Nenhum comentário: