quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Candelária - Terra Brasilis 2012/2013 - Rio de Janeiro




Esse desenho foi meio por acaso: havia ido ao centro do Rio pra ver uma exposição no CCBB - RJ. Cheguei cedo para não pegar a puta fila que sempre se formava quando me deparei com essa igreja ( da Candelária) que havia visto umas poucas vezes. Acho que dá pra imaginar o fim da história... fiquei lá, desenhando e perdi a exposição; oque era pra ter sido um desenho rápido me tomou quase uma hora... entrei numa "bolha " e qdo vi já era tarde: uma baita fila já tinha se formado.

Fiquei lá,  em frente a essa igreja que é históricamente bem emblemática pra nós brasileiros - na década de 90 houve um massacre de crianças de rua nas suas escadarias - pensando sobre essa chacina, sobre como a nossa sociedade rejeitexclui alguns de seus segmentos/grupos, sobre o papél da igreja católica e mais e mais coisas numa profusão de idéias e sensações meio estranha...acima de tudo, eu estava tentando focar no meu desenho... de quando em quando passava um morador de rua doidinho dizendo "legal...legal"  e fazendo um joinha pra mim  ( que eu respondia com um outro joinha, claro =), enquanto eu ficava lá, respirando aquele ar densespesso do verão carioca e rememorava toda essa história - nem um pouco legal - que a minha geração parece ter esquecido.

Foi um tanto desconfortável ficar ali: depois de um tempo eu estava meio fatigado/meio consumido por conta do desenho... aí desisti de continuá-lo.

Nenhum comentário: