sexta-feira, 16 de março de 2012

... take a ride ... [vida/esporo]



[dotado de todo o gingado possível]
[o leitor é convidado a dar play na canção acima sem clicar no link que o redirecionaria ao youtube]
[...eu sei, demanda esforço, oras... mas vale à pena]

Hoje, voltando pra casa pedalando, aquele monte de pássaros cantando, aquele solzinho, dia liiiindo infinitamente; olhei pras árvores, aquelas flores abrindo, aquele monte de  coisa colorida brotando... pensei alto comigo mesmo

"... quanta vida nascendo ao mesmo tempo"

Mas aí eu parei pra pensar no que eu estava pensando (faz sentido isso?) e vi que a vida nunca deixou de existir; do contrário a cada inverno o mundo acabava.

[Embora pareça sempre que isso vai acontecer, não chega às vias de fato... ao menos não até hoje, depois de dois invernos aqui, em Governador Valadares.]

Em todo caso, acho que não aprendi a lidar com essa vida em formato esporo, que aparece de maneira mais evidente quando o mundo lhe parece mais propício.... vai ver a moral - como naquelas fábulas de La Fontaine - está em saber apreciar esse ciclo todo de nascer e "morrer"...

[ou vai ver, nunca é demais cogitar isso tbm,  eu estou falando merda mesmo]

3 comentários:

Rafael disse...

À tempo: adicionei uma música do Wagner que me passa esse "nascer-morrer" que coexiste nas coisas. Trata-se da tão batida/"pára-com-isso-essa-música-é-mto-mais-do-mesmo" Tannhauser, que me dá a impressão de ter um céu caindo sobre a cabeça... pra ser exato, o céu parece cair mas a música me dá uma sensação de que meu corpo sempre corre; então, por mais que o céu caia, ele nunca cai sobre mim, mas sobre tudo oque eu deixo pra traz. É como se o mundo às suas costas /passado fosse só destroços e oque vêm à frente/oque nasce/futuro surja diante da gente... como malditos pop-ups =)

Anônimo disse...

Existe vida após o inverno?
Este tema é muito importante para todos que vivem além da zona tropical.

Partindo da hipótese que as estaçoes do ano podem funcionar como um modulador externo nas taxas de suicídio, busquei rapidamente estes dados no google. De fato, esta modulaçao ocorre, entretanto, por alguma razao, o efeito é exatamente oposto ao que eu esperava. O inverno é a estaçao menos temida!!

Repare:
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-89101998000500002


Algumas fontes dizem que a primavera e o verao sao as estaçoes mais propícias para o suicídio, e outras dizem que a primavera e o outono sao as estaçoes mais propicias. Apesar desta anti-correlaçao, eu ainda acredito que o efeito do inverno nao deve ser desprezado.

O suicídio parece ocorrer mais frequentemente em regioes com inverno rigoroso. Além disso, este tipo de comportamento extremo é controlado, ou, ao menos, fortemente influenciado pela dinâmica hormonal oscilatória. Quero dizer que talvez o estrago do inverno seja observado com alguns meses de atraso. Acho que podemos estudar este problema com um sisteminha de equaçoes diferencias. E aí Rafael, já cansou de reproduzir teoremas? Já está pronto pra fazer ciência?

leo

Rafael disse...

Fala, léo!

Eu não sei.se estou preparado pra fazer ciência, mas sei que estou muito disposto, do contrário não estaria aqui na disney -tão longe da nossa pátria amada- fazendo um phd; vc sabe oq isso significa pq tbm está em terra estrangeira (espanha ainda?)

Qto à reprodução dos teoremas, coloco o meu estudo deles mais como uma busca por compreendê-los/entendê-los do.que a reprodução do que foi feito por si só.... isso daria um bom assunto pra falar sobre; anatureza da fisica -seu ramo - e da matematica moderna- meu ramo, digamos, às vezes, me parece mto distinta.

Achei curioso tbm o que vc falou sobre os suicídios. Me lembrou que minha irmã uma vez me falou sobre o assunto qdo eu ainda morava em sampa: acho que um amigo dela estava estudando o assunto na fac. Legal o lance q vc falou da influencia do inverno; acho q ela realmente não dee ser desprezada, e um sistema de eq. diferenciais talvez desse conta... talvez colocando um delay funcione bem tbm.

Te devo um email ainda: espero q vcs estejam pela europa qdo eu for.aí.

Abrçs