quarta-feira, 21 de abril de 2010

Desenhos e música erudita (parte 3?)

Finalmente!!!

Acho até que tinha falado à respeito, mas só pude encontrar agora: um trecho do filme bicicletas de belleville, em que toca uma missa de Mozart ao fundo, a missa em dó (menor, se não me falha a memória)

O contexto da cena: a senhora do filme sabe que o neto foi sequestrado e que está dentro do navio. Aí ela tenta seguir o navio de algum jeito... o resto dá pra sacar pelo vídeo.

Esse trecho da música, onde o coro fica dizendo insistentemente "Kyrie eleison" -senhor, tende piedade- tem uma coisa muito curiosa: esse movimento das vozes se adequa muito bem à cena, com o movimento das ondas ocasionadas pela tormenta; além disso tbm tem a ver com a luta das almas que se debatem no purgatório e tentam subir uma sobre as outras para poder sair de lá, alcançando assim a luz. Mozart é muito visual algumas vezes... não sei se isso é por conta da música, ou se a impressão deixada pelo filme do Bergmann (ele filmou a peça de mozart "a flauta mágica", oque resultou num filme lindo)

=| 

[seriedade]

2 comentários:

K & Cia. disse...

Que missa é essa? Coroação? Que tem Gloria? Brevis? Amei! Bjs

Rafael disse...

Acho que é a em Dó menor mesmo.

Não sei que trechos ela tem por que normalmente as missas todas têm uns nomes de movimentos parecido. Talvez por elas seguirem uma fórmula rígida na hora em que são manufaturadas; por ex, nas duas missas dele que eu conheço, há o "kyrie eleison"