domingo, 8 de março de 2020

Direto da Terra do Sol Nascente # 82: "o Japão nos tempos do corona virus"

Sim, tá tenso: a praga se adentrou nas nossas vidas.

Essa semana todas as academias, piscinas, e coisas do tipo fecharam aqui onde moro. Tudo pra tentar conter o vírus, que chegou à cidade tem uma semana ou mais.

A situação está tão assustadora (pros japoneses, dada a quantidade de pessoas com mais de 70 anos aqui) que eles até resolveram deixar a gente fazer home-office.

Ééééé....acreditem ou não: nos deixaram trabalhar de casa.

Mais curioso ainda foi a conversa com o meu chefe quando perguntei pra ele essa semana como poderia desfrutar de tais "benefícios".

-... há dois jeitos... o jeito correto e o jeito ilegal,  ele me disse.

-... Você pode aplicar pelo sistema pedindo para fazer uma viagem à trabalho, todos os dias ...

- Mas pérai... eu teria que vir aqui pra fazer isso?, perguntei.

-... é..

[risadas do meu chefe]
[minha cara de estarrecimento]

-..... ou você pode simplesmente não vir, e no final do mês a gente ajusta tuas horas de clock-in, clock-out no sistema manualmente.

Interessante que talvez essa "regra" (ou, diria, saber burlá-la), talvez estivesse em vigor há algum tempo, e eu, estrangeiro que não sei como ler as coisas em japonês (maioria nos comunicados internos) acabei sendo "preterido", ficado pra trás, na hora de usufruir delas. Mas isso talvez seja algo intrínseco a natureza de não ser local a algum lugar, e não vale só para o Japão: você sempre acaba demorando um pouco mais pra saber com corromper/flexibilizar o sistema, as regras, de maneira "aceitável".

Mas bom... agora é torcer pra que a coisa passe logo... (e pra que nenhuma pessoa que conheço seja vitimada pelo covid-19)

Nenhum comentário: