sábado, 19 de outubro de 2019

Direto da Terra do Sol Nascente # 73: entre geodésicas e notas, apenas uma fuga de Bach

Entre hesitar, tentar, voltar pra casa e quase me encontrar em choro, como em derrota, me ver sozinho, em momentos em que não sabia muito bem em que direção seguir, digo: foi uma semana difícil.

Hoje, um pouco mais calmo, tentando vislumbrar luz que existe no fim dos túneis que nossas vidas parecem muitas vezes conter, peguei meu violão como não fazia há meses. Os olhos quase fechando, começo a tocar a fuga do BWV 998, pra notar que o encadeamento das notas, a forma como os dedos correm pelo braço do violão como a buscar os caminhos mais curtos e ótimos, caminhos que parecem buscar geodésicas, uma sucessão de beleza e lógica que se dá como numa reação em cadeia, em que cada pedaço parece ser nada mais que a mesma reação exacerbada, amplificada em significado e forma.


[Juliam Bream, tocando a fuga do BWV 998]

Me lembrei de quando toquei essa peça pela primeira vez, inteira, anos atrás ainda no Rio. Mesmo hoje, em que a alcanço de memória aos pedaços, como uma fotografia da qual só me lembro alguns pedaços, consigo sentir oque me motiva a procurá-la, ainda sinto tudo aquilo que faz com que meu interesse se mantenha o mesmo: é, afinal de contas, o mesmo interesse que nutro por diversas outras coisas que orbitam minha vida - matemática, desenhos, desenhar etc. Enquanto dedilhava hoje me encontrei como numa ilha, onde toda a imensidão do que me cerca não conseguia siginificar mais do que o conforto que uma simples sombra (em forma de notas e ritmo) pôde me oferecer. 

Fazia tempo que não sentia isso... vai ver preciso de férias, mas férias em que tenha gente, família, pessoas que amo por perto. Por que, mais do que tudo, não foi apenas uma semana difícil: foi um ano inteiro difícil, que vislumbrei de uma forma mas se ofereceu pra mim de outra maneira; ano o qual ainda estou tentando entender e aceitar.


Um comentário:

Rafael disse...

Ao menos duas empresas mostraram um pouco de interesse. Vou ter que fazer um teste em uma, e a outra só pareceu olhar no meu linkedin... uma moça de um RH de uma empresa apareceu há umas semanas, perguntou algumas coisas, disse que iria encaminhar meu currículo pro pessoal da empresa...e sumiu... êêê laia... tá um pára-num-anda mesmo!!!