sábado, 15 de junho de 2019

Job (technical) interview -- segundo round

- Bom dia candidato.

-...eer... bom dia, senhor entrevistador. Marlon, né? 

- Isso, Marlon. Parabéns por chegar até aqui. Você está ciente de como essa fase procede, não?

- Sim, me disseram à respeito.

-Então comecemos. 

- Tá.

- Imagine que te deram milhares de vestidos... 2000 deles...  e você tem um vestido nas mãos... da tua filha, por exemplo.

- Eu não tenho filh..

-Sim sim, é hipotético. Pode ser da tua esposa, por exemplo

- Não tenho esposa também, mas ok..

- Você entendeu...acho... Então, o senhor gostaria de encontrar, dentre estes 2000 vestidos, aquele que é o mais próximo do que você tem em mãos.

- hummm sei.. mas eu não uso vestidos (bom...exceto uma vez no carnaval)..mas em geral não uso.

-Isso é hipotético. O problema é esse.

- Tá

- Você quer encontrar um outro que te agrada igualmente. Imagina, pra simplificar, que só tenham 50 em estoque, mas na base de dados haja os 2000 vestidos, aos quais o senhor só tem acesso por fotos. Oque você faria? Oque você falaria pro cliente? Como desenvolveria uma forma de resolver o problema.

- Eu falaria que só tem os 50 que estão no estoque e pronto. Resolvi o problema.

- Não não... não é isso. A gente quer que o senhor encontre o mais parecido.

- Não, Sr Marlon. Eu resolvi o problema. Primeiro, diminuí a dimensão do problema: de 2000 pra somente os 50 que estão em estoque, oque é realmente significativo. Segundo: agora o cliente que decide. Satisfação dele, imediata(!!!): em procurar... passear pelos corredores... você não gosta disso? Quem não gosta!? Eu particularmente adoro.

- Não, candidato,  você não resolveu o problema: e se o cliente for pra uma outra loja? 

- Tenho certeza que lá o estoque também vai ser pequeno. 

-Candidato, você  tem que fazer um pouco mais que isso. Você  tem que usar algum algoritmo de classificação, predição..

- Olha... eu já estou usando....

- Mas...

- Você quer ver meu algoritmo? Quer mesmo? Eu tenho duas mãos e você tem dois olhos. Adivinha qual mão vai colidir com qual olho?

- Isso é uma ameaça? 

- Não, você não entendeu o problema, isso é AI. 

- Não, não... isso é uma ameaça. 

- Você não respondeu a per...

- Eu vou chamar a segurança...

[barulhos de walkie-talkies]
[seguido de barulho de passos rápidos]
[em correria]

- Agora imagina que eu tenha 1000 pessoas que queiram atingir teu olho. Qual é o melhor método de prev...ei, me larga seu filho da... me larga, eu não terminei minha entrevista!! Me larga!!! Estão roubando o meu emprego! Eu quero meu emprego! Eu to prevendo tudo já, essa empresa vai à falência!

[Isso tudo pra dizer que sim, estou no segundo round de entrevistas ]
[:) ]
[Claro, a situação acima é hipotética... tanto quanto a pergunta rsrs]

Nenhum comentário: