domingo, 3 de dezembro de 2017

Direto da Terra do Sol Nascente, #15: にんじん/carrots/cenouras

Ontem aconteceu algo muito curioso. Lá fui eu, secar roupa fora  de casa por que não tenho secadora. Tempo pra passar, espero ali ao lado num café. Sento, peço em japonês: "Bolo de cenoura e Café". A moça japonesa sorri em japonês e diz algo incompreensível (também em japonês). Me desespero.  Só sei falar, não sei conversar rsrsrs Acabou aí, com um riso/sorriso meu. Ela vai, traz o bolo e deixa a conta na mesa, com uma cenourinha desenhada e um "thank you".

Na hora de ir embora todo o staff do restaurante me espera no caixa, com uma pessoa extra (amiga da dona) que se apresenta em inglês e diz: "a dona não fala inglês mas ela gostaria de perguntar o teu nome e saber de onde vc é."

Aí digo, Brasil, bla bla bla... e a moça me conta um pouco sobre o café, sobre a dona o ter aberto depois de trabalhar por uns anos no Starbucks etc. 

Aí a dona diz algo, tímida, sem entender oque conversamos. 

"Ela também gostaria de dizer que notou que você veio aqui já essa semana e que está muito honrada em poder cozinhar pra ti". 

Na hora eu me senti meio bobo... meio "wow... que bonito isso... embora eu só seja um reles mortal"... acho que por um segundo me senti como...sei lá, a rainha da inglaterra hahaha Bateu uma humildade tremenda: "eu só sou um zé ninguém...", pensei... 

Saí de lá com um sorriso, lembrando de uma música/poema, que diz 

"Of all these weird creatures
Who lock up their spirits
Drill holes in themselves
And live for their secrets"

É talvez eles estejam me contando seus segredos... talvez... :)

ps: a música é "subterranean homesick alien", do Radiohead


Um comentário:

Thais disse...

Existe vida na terra sim! E no Japão! Nesse lugar aparentemente estranho, alguém que te nota e que sorri e que agradece e que está feliz por você estar ali... Um daqueles momentos em que a vida diz: sim :)
Um beijo, cheio de vida e de saudade!