terça-feira, 25 de junho de 2013

Democracia


Não sei ao certo como se deu a história toda: estava na sétima série e meu grupo - eu e mais dois colegas- devería procurar sobre o conceito "democracia" no dicionário e tecer comentários sobre como e se as definições lá encontradas concordavam de alguma maneira com o a forma como eram empregadas. 

Chegamos na sala, e lemos a definição que havíamos encontrado:

[vou fingir aqui que era a do Wikipedia, por que não tenho dicionário de português aqui]


"Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialistaparlamentarista, monárquico constitucional e republicano.As Democracias podem ser divididas em diferentes tipos, baseado em um número de distinções. A distinção mais importante acontece entredemocracia direta (algumas vezes chamada "democracia pura"), quando o povo expressa a sua vontade por voto direto em cada assunto particular, e a democracia representativa (algumas vezes chamada "democracia indireta"), quando o povo expressa sua vontade por meio da eleição de representantes que tomam decisões em nome daqueles que os elegeram."

e concluímos que sim: o Brasil era um exemplo de  democracia.

O professor olhou pra nossa cara - estarrecidíssimo - e perguntou ( nítidamente puto), certificando-se do que acabara de ouvir: 

"-Como? "

Demorei mais uns dois anos pra entender aquela reação e o discurso que ele fez na sequência. 




Em tempos como os de agora, em que o Brasil anda buscando "algo", deixo uma música de cunho político e que fala da surdez dos governantes e daqueles que tomam conta do poder (acho que o contexto em que foi feita era o de uma guerra: Vietnã, Iraque, não sei). É uma versão da qual gosto muito e que, embora não seja minha favorita , talvez seja do agrado do público jovem-ma non-troppo que visita o site.

[A idéia desse show foi muito boa:]
[ os caras gravaram um monte de músicas com intrumentos de brinquedo...]


Um comentário:

Rafael disse...

http://eleicoeslimpas.org.br/

Li sobre o site acima hoje pela manhã. Ao que parece, trata-se do mesmo grupo que pressionou para que se fizesse a lei "ficha limpa". Fala sobre o financiamento público de campanhas, dentre outras coisas. Leiam e, caso concordem, assinem (é um abaixo assinado pra que a proposta venha a ser analisada/votada).