sábado, 2 de junho de 2012

Dos labirintos e fios de Ariadne



Quando se tem que entrar num labirinto, preocupa-se não somente em encontrar oque se busca, mas mto em como sair dali.




A tática de joão e maria é falha pois os mendigos, mesmo na disney, aos montes existem e comem as migalhas que os viajantes deixam no chão para marcar seu caminho... já não existem pássaros, pois a mesma fome forçou os mendigos que hoje se alimentam de migalhas a comê-los... a solução pode ser amarrar-se a uma corda que lhe puxe pra fora dali.  A este fio dá-se o nome Fio de Ariadne. 

O fio por si só é matéria, mas é mais que isso, pois é como um cordão umbilical que te liga ao mundo e de onde vem alimento e força... não passa nada pelo qual senão a sensação de liberdade... um escafandro... pelo qual se respira: as paredes do labirinto são como um mar - quando dentro, não se pode ver muito longe.  



Cada ser humano tem o próprio fio e o carrega consigo: um que lhe faz voltar pra casa... um que garante, no meio do desvario e dos becos sem saída pelo mundo, que caminho outro não há senão virar e voltar pro lugar de onde se começou.... um fio que te assegura, quando perdido no que um dia foi vida,  o regresso ao que um dia fora essência... ao que talvez possamos chamar de luz.  
Os fios de Ariadne tbm embolam, dão nós não desatáveis /NdesÃtávOeis,  se emaranham/nhamerama... mas dizem que nunca se rom - pem. A cada um cabe, qdo perdido, lembrar de tatear seu corpo e encontrá-lo: deste momento em diante o caminho de volta -por mais longo que seja - está ao alcance das mãos e no muito trabalho dos pés. 





2 comentários:

Milene Mondek disse...

Nossa Rafa que profundo!!!! Adorei!
Beijos

Mi

Rafael disse...

Oi, Mi

Que bom que vc gostou =)

Depois que escrevi isto eu saí pelo google buscando algumas definições de fio de ariadne pra saber se não estava falando besteira. As que encontrei não batem 100% com oque falei; no entanto, me parece que esta que eu conhecia é análoga... ou, em linhas gerais, é a mesma coisa.

... no fim das contas: leia o blog sem acreditar mto no que eu digo hahaha A chance de eu estar errado é considerávelmente grande

beijos,

Rafaello