sábado, 8 de fevereiro de 2020

Direto da Terra do Sol Nascente # 81: "yeap, I`m here...mas morrendo de saudades"

Finalmente, de volta em casa. Já tem uns poucos dias.

A entrevista com os britânicos, os emails com pedidos urgentes e sem sentido, o supercomputador que não super-computa-porra-nenhuma (ainda!), a sentença que não quer soar da maneira que eu gostaria, o teorema que não sabe se é teorema (ainda!), as dúvidas e auto-flagelações que assombram qualquer entrevistado em busca de emprego, o pouquinho de sol que filtra pela minha janela lacrada por filme plástico - que altera sua natureza de janela (já que ela não pode ser aberta) e vira um quadro do mundo lá fora, a sombra na parede de dois pedaços de pano preso na sacada e que, no pouco sol, parecem braços de orangotango fazendo movimentos os mais variados possíveis, se alongando 

stretch.... STRETCH! S--T--R--E--T--C--H!

Voltei. Voltamos. 

Voltemos: isso, estou aqui: digredindo, tentando, tentando aprender com os tropeços, tentando animar e finalizar coisas (uminha, finalizada! Faltam outras duas)

Meus deus, como eu sinto falta da América! 

Hoje, vendo oque ia pro lixo na pilha de recicláveis, me peguei com alguns postais não enviados de Paraty, nessa última viagem. As boas lembranças de ficar rindo de tudo, de ficar sacaneando o liguajar do pessoal da cachaçarias, das quais saíamos inventando pingas imaginárias, feitas em alambiques com qualidades exóticas. Ou as viagems de barco, que acabavam num livro imaginário sobre praias que não existem (de certa maneira, um pouco na linha do que o Italo Calvino faz no "Cidades invisíveis", do qual eu falei neste post de 2018). A lembrança da família, do sobrinho tirando sarro da minha mãe, a alegria dessa diante do neto, os amigos brasileiros, os amigos americanos, os quilinhos a mais (tô trabalhando nisso!), o carinho dos ex-professores e, sem lugar menor no pódium de alegrias, um monte de papaya, manga, suco de graviola...

Deixamos o ocidente pra trás, mas este nos persegue, na mala, nos sonhos, nos ideais de sossego quando a mente viaja e vai láááá longe. 

E caramba: oque era pra ser só um textinho, um singelo post de poucas palavras, se desdobrou em uma ode cheia de saudades ao lado de lá. 💜💜😄😄



Nenhum comentário: