sexta-feira, 10 de maio de 2019

"Somewhere, over the rainbow": a bridge between two cultures

Depois da milionésima vez que meu nome trouxe o comentário "ahhh como o anjo", aqui no Japão, eu parei e me lembrei de um filme que mencionei há tempos (neste post): Wings of desire, do Wim Wenders.



[Spoilers adiante!!]
[Aviso quando tiver acabado...]


Nele, dois anjos andam na terra, entre seres humanos que não os vêem. Aí um deles se apaixona por uma moça e... larga a vida de anjo.

[Pronto, já falei.. pode voltar!]

Em linhas gerais, é isso. O filme é muito poético e fala bastante sobre essa transição entre esses dois mundos: o dos homens e o dos anjos.

Na hora parei reflexivo e pensei... na verdade repensei, na perspectiva que tinha sobre esse filme. Nunca havia pensado que o filme, de certa forma, não é só sobre como os humanos vivem e lidam com suas mazelas, dores e felicidades, sob o olhar dos deuses. Não, o filme fala também sobre essa transição de vida (essa é uma parte da estória à qual nunca havia dado muita atenção...sabe-se lá por que... ). 

Enfim... me notei, eu, um humano que só tem nome de anjo, tentando transitar entre esses dois mundos - acadêmico, e não acadêmico - e ponderando o quanto da minha vida anterior virá e deixará de vir comigo. No que sou eu, no que é meu ambiente, no que há de ser novo, no que há de ser o mesmo... no quanto a vida industrial dá valor a coisas muito mais práticas que a vida acadêmica. Reparo, até de certa forma meio sem graça, em como a vida de agora me dá tempo pra pensar e repensar as coisas, sem dar muita atenção pro tempo e como ele corre/se esvai. Toda uma imensidão de diferenças que, até recentemente, me era "desconhecida"1 e atrás da qual agora eu tento correr. 

Hoje em dia não consigo deixar de ver os dois lados: a vida acadêmica um pouco como esse anjo no topo dos céus de Berlim, olhando a vida passando boba lá embaixo, sem se dar muito conta das necessidades do mundo, almas que se desesperam em correrias e desassoseegos, do tempo que passa...

exceto que... acadêmicos não são anjos (e no geral, não acabam o filme com aquela bonitona  que apareceu no meio da estória...)

[sorry... mais um spoiler, esse desavisado :P ]

Hahaha não tenho como não rir do meu medo, da mesma forma que caio em risada ao doar sangue... um medo besta de desespero, que só mostra pra mim mesmo que, no fundo, ter medo é parte de qualquer processo onde você tem algo que pode perder  (por acaso, olha só oque encontrei hee hee ....life is nothing but a circle). 

..por que talvez... (e isso ninguém vai te contar a não ser eu) ...essas transições são muito mais como essa aqui





hehe :) 


[Mas esperem, aguardem!! Ainda não estou lá pra poder dizer!]




1 Talvez, ignorada, diria.

Nenhum comentário: