sábado, 10 de novembro de 2012

1984 + estudo em vermelho para um monstro que vive no espelho

Ontem cheguei em casa e...nada de mais: os livros ainda jogados em cima da minha mesa, as roupas desdobradas que a correria da semana me "proíbe" de deixar arrumadas amontoadas em cima da cama. Até que eu percebi algo diferente: minha cortina não estava no lugar, e sim em cima da minha mesa. "-Alguém esteve aqui."  Olhei pra janela que, há mais ou menos uma semana, constatara ser feita de plástico e não de vidro, e vi que havia sido trocada. A mesa, percebi então, não estava na sua posição correta, mas sim um pouco fora do lugar. Oque mais havia sido mudado?

Na hora me lembrei de um trecho do 1984. Melhor começar explicando o contexto: um cara vive numa sociedade mais que totalitária, onde cada casa possui algo que, em português, foi traduzido como teletela- um aparelho que registra oque você faz em casa, como uma câmera. Teoricamente há pessoas analizando/assistindo/observandounvindo os dados que são coletados. Esse cara ( que não me lembro o nome agora), tem uma fagulha de pensamento libertário e começa a registrar num diário oque pensa. Como ele deixa o diário em casa e tem medo que alguém entre e leia oque ele escreve, ele sai de casa e deixa o diário numa gaveta, não sem antes deixar um grãozinho de areia em cima da capa do livro. Quando ele volta, verifica sempre se o grãozinho está lá.

Bom, como vc deve ter imaginado, isso não impede que o diário seja lido por agentes do Estado sem que ele perceba =/  É, pessoal... assim que me senti ontem.

Lembrei-me também que preciso terminar os desenhos pros monstros que vão habitar o espelho do banheiro; algo que, inicialmente, tinha um significado, ganhou outro - ou melhor, mais um: meus monstros seriam como carrancas a me proteger desses maus espíritos que tentam entrar aqui na casa branca. Ainda não fiz muitos esboços; alguns deles estão abaixo.

[A bem da verdade, eu queria era adicionar um vídeo do Koji Yamamura chamado " A child's metaphysics", que é muito bom]
[Infelizmente não o encontrei um que desse prum "embedding"  aqui =/ ]
[Mas nesse site tem, ó]



[A começar pelo último, um estudo em vermelho pro monstro do espelho]




[Este mais ficou parecendo um cachorro =P ]
[Foi um dos primeiros que fiz]









[Este me veio durante uma aula muito chata sobre covering spaces/maps... ]
[A professora havia feito uma figura que era como uma espiral se projetando num círculo - como uma sombra]




2 comentários:

leo disse...

Grande Rafael!
Este post me lembrou uma história do Steven Wright:
http://www.youtube.com/watch?v=vroWEVKnsWE&feature=endscreen
Será que você já conhece?
Se estiver com muita pressa você pode começar a ver desde o minuto 2:47...

Forte abraço

Rafael disse...

hahaha eu ainda não estou paranóico não, Léo, embora é bem possível que meus móveis tenham sido trocados por réplicas perfeitas e eu só tenha me dado conta agora

Abraços, e obrigado pelo link