terça-feira, 2 de julho de 2019

Entre partículas: uma fábula diminuta (sobre algo ainda menor)

Scientists Took an M.R.I. Scan of an Atom 
"The hospital technology, typically used to identify human ailments, captured perhaps the world’s smallest magnetic resonance image."
[Nytimes, July 1, 2019]
O pequeno entrou na sala assustado e cheio de medo. Por um lado, segurava a mão da mãe. Pelo outro, a mão do pai. 

"-Acho que vão me perder ali dentro, não quero ir". 

A mãe, impaciente, saiu da sala pra fumar um cigarro e deixou pro pai resolver: já era a segunda vez na semana que estavam ali, pra tentar fazer a ressonância magnética do filho.  O pai, um metal pouco reativo, afagou o filho com nêutrons, fazendo promessas de futebol, sorvetes de elétrons, e praia no final de semana. Oque que não resultou em nada, pois o garoto ainda resistia ao exame. De pavio curto e um tanto mais alcalina, ao não ver progresso algum da parte do pai a mãe intervém:

"-Nióbio Jr., eu já perdi dois dias de trabalho algumas moléculas, assim não dá, assim fica impossível: como você quer que eu traga múons e outras partículas pra casa desse jeito? A gente vai morrer de fome assim!! Cada um nessa família tem que fazer a sua parte."

[A mãe respira mais calma]

"... Fofinho.... você é um metal raro, não um pingente de nióbio azul. Vá lá, é só um exame."


"-Mas mããããe... na escola ninguém tem que fazer isso... o Hélio fica o dia inteiro falando com aquela voz engraçada de palhaço!  O Einstênio fica brincando de emitir fótons... por que só eu que tenho que perder a tarde vindo no médico?"

Já com a voz embargada, os olhos do pequeno se encheram de píons. Como numa reação em cadeia, também se encheram os da mãe e, assim, os do pai. Num abraço rápido para evitar o risco de ligações covalentes, a família se abraçou aos prantos. 

Ajoelhados, os pais olharam para o filho que, sem mais palavras mas num sopro de coragem, se despediu e deu a mãozinha pra enfermeira, que o levou pra sala de MRI.

Um comentário:

Rafael disse...

Não tenho como dizer que não me inspirei um pouco no vídeo hilário que postaram do Bolsonaro falando do pingente de Nióbio:

https://www.youtube.com/watch?v=YO4CbISNTNs

Quem precisa sacanear esse cara quando ele se auto sacaneia dessa maneira? rsrs Genial, sem sombra de dúvidas.

:)