domingo, 11 de novembro de 2018

Direto da Terra do Sol Nascente, #39: sutras (ou seriam mantras?)

Ao fim de cada sessão de meditação nos templos budistas no Japão, termina-se com a leitura de um mantra... ou seria um sutra? Não sei... só sei que, logo após minhas primeiras visitas, quando notaram que eu seria mais que um gaikokujin curioso, me trouxeram um livreto velho, escrito "SOTO NO SUTRAS", onde uma transliteração das leituras estava presente (além de traduções, que poucas vezes li, pois ficam .. bom, outro dia explico).

É interessante ler os sutras, pois no geral eles são monotônicos: não são cantados, como nas leituras do corão (da qual falei uma vez no post ramadam). E acho que aí, nessa monotonia, jaz grande parte da beleza da coisa toda. Pra se começar, há um monge que lê o sutra de pé, e de certa forma, lidera a leitura. Aí as pessoas o acompanham, todos tentando ler ao mesmo tempo. Mas, em sendo o lugar grande, diversas pessoas lendo ao mesmo tempo, uams vozes despontam mais que outras: em geral as pessoas com voz muito forte ou estridente... ou, simplesmente, os desafinados. E essas pessoas têm a proeza de atrair as pessoas ao seu redor pro ritmo delas! E, no geral, elas não sincronizam muito bem com outras pessoas desafinadas/estridentes (no geral, as pessoas de voz mais forte parecem sincronizar melhor com outras). E segue assim, nesse mundo de vozes que parecem querer seguir os passos de um, de outro, do desafinado ali do canto, da mulher de voz estridente de cachecol vermelho, e por aí vai: um mar errante de vozes, como uma nuvem de vagalumes.

[digo isso por que vagalumes sincronizam]


 Mas o curioso não é a sincronicidade, mas esse vai-vem asíncrono (essa palavra existe?) das vozes "dominantes", dos grupos de vozes durante a leitura. 

Outra fonte de beleza infinita são as variações melódicas que algumas pessoas introduzem aqui e ali. Não só melódicas: talvez num lapso de atenção, umas pessoas esticam umas palavras, dão mais pausa aqui, ou ali.  E isso traz umas pequenas oscilações no fluxo da leitura que é muito bonita. Me soa um pouco como Ella e Louis Armstrong cantando no minuto 5:30 dessa música 


[por sinal, vou falar mais sobre esse álbum no futuro!]

Aí, uma hora uma pessoa que deixa de ler pra bocejar, noutra uma pessoa lê acentuando as palavras, outra pessoa lê mais cantado (uma senhora, ao lado das quais meditei algumas vezes, lê meio que  cantando). E, no meio disso, nascem pequenas harmonias, e a leitura, que em princípio era algo monotônico, se enriquece de umas micro-polifonias lindas que seguem amorfas, sem saber se, em algum momento, hão de chegar a lugar algum, ou mesmo se transformar em algo.

Em geral, antes que a resposta chegue, o sutra acaba. 
O sino toca. 
Juntamos as mãos  e nos curvamos em direção à parede em agradecimento. 
Nos levantamos.
E vamos embora em silêncio.

Nenhum comentário: